"Conheci um grande Amigo, Ele é filho de Deus Pai; e o seu nome é JESUS CRISTO" ... "Nele a gente pode confiar"

terça-feira, 30 de junho de 2009

Vírus influenza A H1N1 ou “Gripe Suína”

O que é a influenza A H1N1?

É uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1). Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Quais são os sintomas da nova gripe H1N1 nas pessoas?

A gripe influenza A H1N1 causa sintomas muito parecidos com os da gripe sazonal ou humana. Os sintomas mais comuns da gripe são: febre, tosse, garganta dolorida e podem também incluir dores no corpo, dores de cabeça, calafrios e cansaço extremo. Algumas pessoas também têm diarréia e vômito.

Existe uma vacina para a gripe suína?

Não. Neste momento não existe uma vacina para a gripe suína, mas ela está em desenvolvimento.

Como posso me proteger da gripe inflenza A H1N1?

Evite agarrar, abraçar, beijar, ou apertar as mãos com qualquer pessoa que tenha resfriado ou gripe. Lave as mãos com freqüência com água morna e sabão, ou use um anti-séptico para mãos à base de álcool. Evite tocar no seu nariz, boca ou olhos. Limpe as coisas que se tocam com freqüência, tais como maçanetas da porta, telefones, etc.

Se adoecer com doença semelhante à gripe, procure um médico, não vá ao trabalho nem à escola, e evite o contato com outras pessoas para não espalhar o vírus.

Fonte: Ministério da Saúde e publicações na internet.

Para maiores informações, visite o site do Ministério da Saúde